top of page

SINTA-SE LÁ

Uma pomba branca. Leve e ágil. Símbolo da paz e da misericórdia. Apareceu subitamente em meio a labaredas de fogo e deu aos Apóstolos a missão de espalhar a palavra de Deus por todos os cantos do planeta, para todos os seres humanos que a aceitassem, no idioma que fosse a mais simples para que eles a compreendessem.

A pomba sobre uma bandeira de cor vermelho fogo dá corpo ao Espírito Santo e, levada pelos fiéis a todos os cantos, transporta Deus e a Sua Palavra durante todo o ano, nas folias do Divino que vão de casa em casa, e também durante a festa quando toas as pessoas trazem suas bandeiras para a Igreja e para as ruas da cidade.

A semelhança entre as bandeiras indica que, para Deus, todos são iguais, todos são igualmente aceitos, todos podem participar sem distinção.

Cada pessoa homenageia o Ser divino à sua própria maneira, conforme as tradições dos seus antepassados, conforme os costumes do seu lugar de origem e, por isso, misturam-se nessa festa procissões, congadas, maracatus, moçambiques, jongos, encenações, cavalhada... Todas as formas de homenagem são igualmente bem recebidas por Deus.

A alegria dos homens invade a cidade. Com tantas homenagens diferentes, a festa pulsa. O povo de Deus celebra a glória divina.

NUM MINUTO
PREFACIO

NUM MINUTO

FOTOS

FOTOS

MÚSICA TÍPICA

A nós descei divina luzJacque Falcheti
00:00 / 03:01
MUSICA
COM A PALAVRA

*Clique no ícone do personagem para ouvir o depoimento.

ORIGEM

PERSONAGENS

PESONAGENS
SABORES
SAIBA MAIS

Saiba Mais - Festa do Divino
A origem das Congadas
02:17
Reproduzir vídeo

A origem das Congadas

Os mouros na península ibérica
10:16
Reproduzir vídeo

Os mouros na península ibérica

Origem das procissões
02:13
Reproduzir vídeo

Origem das procissões

Tradições e Modernidade
03:09
Reproduzir vídeo

Tradições e Modernidade

APROFUNDANDO

ONDE FICA?

São Luiz do Paraitinga (SP)

ONDE FICA
bottom of page