Ensaio "Maracatu feminino - Coração Nazareno"

 

É possível questionar uma tradição e, ao mesmo tempo, reforça-la?

É possível aliar graça e força num mesmo fazer?

 

O grupo de Maracatu Feminino Coração Nazareno é a prova viva de que que tudo isso é possível sim: um grupo composto exclusivamente por mulheres, que desafia a tradição de que só os homens podem brincar o Carnaval como caboclos de lança do Maracatu Rural.

 

Exibem, em pequenos detalhes, a vaidade que toda mulher carrega dentro de si. Cuidam umas das outras. Dançam com uma indumentária que pesa mais de 30 kgs e, contrariando as previsões machistas de que não haveria interesse em assistir a apresentações de mulheres, elas têm a agenda lotada e um público sempre numeroso, contribuindo para reforçar a importância dessa tradição local da zona da mata pernambucana.

 

Assim como os homens, demonstram sinais claros de cansaço após uma maratona de apresentações, mas, também como eles, explodem de orgulho por terem sido capazes de terminar mais uma dança e mais uma apresentação na longa jornada do Carnaval.

  

Mais do que um discurso contemporâneo de empoderamento feminino, essas mulheres dão um exemplo vivo de como é possível resgatar a união entre ser guerreira e ser feminina.

 

Tidas como o sexo frágil, elas demonstram às meninas, desde pequenas, que elas podem ser e fazer tudo o que quiserem e sonharem.

São Paulo - Brasil