Primeiro havia os índios, com seus rituais em homenagem ao sol, à lua, à chuva, aos animais da floresta e aos mistérios da natureza. Depois vieram os portugueses, católicos, devotos de vários santos diferentes. Anos depois, chegaram os negros, com seus batuques ritmados, suas roupas super coloridas e que, apesar da situação de escravidão em que se encontravam, conseguiram manter parte de suas tradições e mesclar a cultura que trouxeram da África com as celebrações já existentes no país.

 

Por último, vieram os imigrantes: japoneses, alemães, árabes,... e, com eles, novas culturas, novas crenças, novas datas e formas de celebração. 

Um país formado por pessoas de origens tão diversas, como é o nosso, só poderia ter também festas incrivelmente diferentes!

 

O Brasil é o país do Carnaval... e também do Bumba meu Boi, das Festas Juninas, das Congadas, do Maracatu, do Carimbó, das Procissões de Semana Santa, de Corpus Christi, das Festas da Batata, que podem ser celebrada pelos alemães na região sul do país, ou pelos indígenas na região Norte, das Festas de Iemanjá, de Oxalá, e também de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, da Festa do Divino e de várias festas profanas.

 

Este site é um convite para que você possa descobrir um pouquinho das sensações e das belezas de diversas festas populares brasileiras, organizadas por este povo tão criativo e festeiro, que registrei durante os últimos anos.

São Paulo - Brasil