• Andrea Godlschmidt

Oktoberfest: uma festa alemã em território brasileiro


No dia 12 de outubro de 1810 o rei Ludwig I da Bavária fez uma festa de casamento que envolveu, como toda festa de casamento, dança, música, cerveja e alegria. A população da cidade foi convidada a participar deste momento. Nos anos seguintes, ele repetiu a festa, como comemoração de seu aniversário de casamento.

Ninguém mais se lembra desta origem, mas como a tradição de dançar e beber cerveja ao som de tradicionais músicas alemãs é garantia de muita alegria, a festa “pegou”.

Em Blumenau, cidade brasileira com forte colonização alemã, a festa aconteceu pela primeira vez em 1983 como uma forma de arrecadar recursos para a reconstrução e restauração de edifício afetados pelas graves enchentes daquele ano. Desde então, a festa foi crescendo e se transformou no principal evento do Estado, atraindo anualmente cerca de 600.000 pessoas em 19 dias de festa.

O uso de trajes típicos da Bavária é opcional, claro, mas quem estiver fantasiado não paga entrada na Vila Germânia.

#Oktoberfest #Blumenau #SantaCatarina #Festabrasileira #Festapopular #Folclore #Cultura #AndreaGoldschmidt #Fotografia #Fantasia #Alemã #Outubro #Sul #Festasbrasileiras #FestasPopulares

126 visualizações

São Paulo - Brasil