Semana Santa em Ouro Preto

April 20, 2016

A Semana Santa é celebrada em muitas regiões do Brasil. Ela é uma espécie de vivência maior dos mistérios de Cristo pelo Rito romano e, ao mesmo tempo, integra-se a expressões populares.

 

A celebração popular da Semana Santa comemora essencialmente o Tríduo pascal da Paixão-Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor. Acontece ao ar livre por meio de procissões. São 3 as procissões principais:

 

1) Procissão do Encontro -quando são revividos os Passos da Paixão e valorizados o encontro entre Deus e a humanidade, depois do desencontro por causa do pecado. O encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário representa o encontro da humanidade com seu Deus, encontro que passa pelo mistério da cruz. Esta procissão é realizada no Domingo de Ramos, na Terça ou na Quarta-feira da Semana Santa. 

 

2) A Sepultura do Senhor é comemorada pelo Descendimento da Cruz, com pregação, a Procissão do Senhor morto e o sermão da Soledade.

 

3) Procissão do Senhor ressuscitado, realizada, em geral, após a Missa da Vigília. Em Ouro Preto, na madrugada entre o Sábado e o Domingo de Páscoa são confeccionados tapetes devocionais com serragem por onde passará a procissão do triunfo de Jesus Cristo sobre a morte, vivo e presente na Igreja, sobretudo no mistério da Eucaristia.

 

Em Ouro Preto (MG) há uma característica impar: a organização das celebrações da Semana Santa é feita de forma alternada entre as paróquias de São Francisco de Assis (anos ímpares) e Nossa Senhora do Pilar (anos pares).