Mini exposição das festas populares brasileiras em casa

September 3, 2017

 

Minha amiga Renata fez uma seleção de imagens para a sala de estar da sua casa que é uma mini exposição das festas populares brasileiras que venho registrando!

 

São 7 fotos no total, de 5 festas populares diferentes, que acontecem em 4 Estados brasileiros distintos.

 

Além de ser uma montagem super moderna, a escolha de imagens tão variadas aguça a curiosidade e estimula a discussão sobre o tema. O que eu amei, claro!

 

A Renata queria saber mais sobre que festas são essas, onde exatamente elas acontecem, quais são as histórias trás de cada uma delas... enfim, ter mais propriedade pra falar sobre o assunto com seus amigos.

 

Então eu montei esse roteirinho pra ajuda-la (e quem mais estiver curioso) a encontrar informações bacanas para aprofundar seus conhecimentos sobre as festas representadas em cada uma dessas imagens. Cada link leva a um texto do blog (com informações pertinentes) ou a um ensaio (com outras fotos da mesma festa):

 

O Carnaval é uma festa super animada que acontece em todo o Brasil mas que, em cada localidade, tem uma característica completamente diferente. Em São Paulo, os desfiles das Escolas de Samba movimentam

a economia e envolvem dezenas de milhares de foliões. Uma festa com a qual todos nós já nos envolvemos, seja pelos bailinhos a que fomos fantasiados desde crianças, seja pela grandiosidade dos desfiles que vemos na TV. Mas será que realmente entendemos tão bem os significados e as origens do Carnaval? Esta é, sem dúvida, uma festa cheia de curiosidades e fatos interessantes.

 

Um espetáculo grandioso, que faz todo o esforço da organização valer a pena.

 

 

 

A inabalável fé do povo brasileiro é uma outra característica cultural muito marcante do nosso país e Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil é uma das santas que mais mobiliza e emociona o nosso povo.

A “versão brasileira” dessa santa cultuada no mundo todo tem uma história interessante que deu origem ao seu nome “Aparecida”.

 

 

 

 

 

Muitas festas brasileiras misturam atividades religiosas e atividades profanas. Em Poconé, no Mato Grosso, a Noite da Iluminação  é mais uma festa que confirma essa regra: ao mesmo tempo em que homenageiam o Divino Espirito Santo e São Benedito, esse grupo de mascarados diverte à população (e a si mesmos, claro!) com uma apresentação colorida, alegre e eletrizante.

 

 

 

 

 

 O Carnaval é uma festa celebrada de maneiras muito diferentes de norte a sul do Brasil. Essa é uma festa que se adaptou localmente a características do povo e do tipo de “protesto” que mais fazia sentido em cada região.

O caboclo de lança é um personagem muito impressionante do Maracatu Rural, um folguedo típico do Carnaval da Zona da Mata de Pernambuco. Eles carregam muito mais do que lindas roupas bordadas com lantejoulas e uma cabeleira vasta: eles têm uma história de sacrifícios e realizações que se reproduz também nesse momento de festa. Essa outra forma de comemorar o Carnaval (bem diferente da de São Paulo mencionada antes nesse post) mostra como festas de origens iguais, acabam tomando formas de celebração totalmente diferentes pelo país. 

 

 

Diz a lenda, que uma escrava grávida estava com desejo de comer língua de boi. Seu marido então matou o boi mais bonito do patrão. Depois de muito confusão e vários rituais, o boi é ressuscitado e batizado em nome de São João.

 

Para celebrar o fato, faz-se uma linda festa, conhecida no Maranhão como Bumba meu Boi. O sacrifício de animais para aplacar a fúria dos deuses sempre foi uma prática das religiões pagãs. Aqui o sacrifício é simbólico, mas a fé do povo é muito verdadeira e a festa é bem animada.

 

 

Depois de tanta informação, todo mundo vai ser capaz de falar sobre essas festas, né?

 

Renata, seu mini museu ficou demais!! Espero que você curta muito as fotos e fale muito sobre a incrivelmente variada cultura popular brasileira para os seus amigos!!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter