Caleidoscópios

June 18, 2018

O caleidoscópio é um brinquedo com o qual todos nós já brincamos na vida: um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão com fragmentos de vidro colorido e espelhos inclinados na parte de dentro. A cada movimento, os pedacinhos de vidro colorido se reacomodam e, refletidos nos espelhos , formam combinações variadas e de agradável efeito visual.

 

Brincando com algumas imagens das festas populares no Photoshop, tive, pela primeira vez, a ideia de fazer um caleidoscópio "digital".

Imagem da Festa do Boi Bumbá de Parintins repetida 16 vezes em diferentes posições dando um efeito que lembra a bandeira do Brasil

 

A ideia do caleidoscópio me fascinou porque me parece que ela reflete muito bem o que é a cultura brasileira: um pout-pourri de "pedaços" que são combinados de forma diferente em cada região do país. A indumentária dos brincantes, assim como os vidrinhos coloridos, traz as cores necessárias para gerar as combinações variadas e, sem dúvida, um lindo efeito visual.

Imagem de anjos na Procissão de Semana Santa em Ouro Preto repetida 16 vezes em diferentes posições dando um efeito lilás exótico.

 

As muitas misturas possíveis de raças, crenças e climas, tão única do Brasil, é a base perfeita para a criação desse caleidoscópio cultural brasileiro. Mas nessas imagens, não misturo festas de diferentes origens, pelo contrário, uma única foto, de uma única festa, reproduzida em posições diferentes (como que refletida por espelhos) é o que gera esse efeito intrigante e, ao mesmo tempo, maravilhoso.

Toda a riqueza da Festa do Boi Bumbá de Parintins em uma imagem que representa as tribos indígenas, mas que, repetida16 vezes em diferentes posições cria um efeito abstrato muito interessante

 

Como solução para decoração, cria-se uma imagem totalmente abstrata, que, se olhada com picinê, conta a história de uma celebração típica de algum canto do Brasil: lindas de ver de longe e de perto!

A super vermelha Batucada Encarnada do Garantido na Festa do Boi Bumbá de Parintins. A imagem, repetida16 vezes em diferentes posições cria um efeito abstrato e é até difícil entender a imagem original

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts relacionados
Posts Em Destaque