Entrevista Radio ESPM - Andrea Goldschmidt
00:00 / 00:00

SOBRE

Minha mãe é brasileira, meu pai é brasileiro, 3 dos meus 4 avós são brasileiros... ainda assim sinto que conheço pouco da cultura do meu país. Me parece que, muitas vezes, eu e tantos outros brasileiros sabemos mais sobre tradições de outros países do que sobre a rica cultura local!

 

Quando decidi parar de trabalhar como executiva, tive a ideia de unir duas paixões: viagens e fotografia. Comecei a viajar por este país enorme seguindo o calendário das festas populares.

 

Elas acontecem em todas as cidades! E não há um único mes no ano que não tenha várias opções de festas para serem visitadas!

 

Mesmo as festas “nacionais” (como o carnaval, por exemplo) sempre têm peculiaridades locais e, com isso, descobri que não posso dizer que conheço uma festa qualquer antes de ter participado dela em várias localidades diferentes.

 

Gosto de chegar nos lugares e saber o que aconteceu ali, quais são as tradições locais, experimentar as comidas típicas, saber quais são as coisas que mobilizam as pessoas... Também gosto de contar histórias... é uma delícia voltar para casa e poder dividir com os amigos os aprendizados que tive em cada nova experiência por este país.

Registrar estas festas, a enorme diversidade cultural, a incrível riqueza do patrimônio imaterial brasileiro e depois poder compartilhar parte disso com outras pessoas que se interessem pelo tema, me parece um projeto pelo qual vale a pena dedicar alguns (vários) anos de vida! 

 

E este é o objetivo deste espaço! Espero que gostem!

Andrea Goldschmidt preto fundo transparente.png