Ensaio "Bumba meu Boi. É festa no Maranhão"

Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi
Bumba meu Boi

 

Finalmente chega o dia 24 de junho, dia de São João (1). O tão aguardado momento. O momento da explosão, da alegria. O momento do batizado do Boi!

Já faz quase um ano que o Boi está no curral (2). Desde a última festa, muitos novos bordados foram feitos para que ele fique ainda mais bonito.

Depois do batizado, o Boi está finalmente autorizado a ir pra rua, levar toda a sua alegria, homenageando o santo e divertindo o povo até o final do mês.

A batida dos pandericos e das zabumbas imita os batimentos do coração do Boi. E para que o Boi permaneça vivo, seu coração não pode parar de pulsar, a bateria não pode parar de tocar. Durante os dias de festa, ouve-se permanentemente a percussão ritmada. Sente-se permanentemente a vibração do seu coração.

Calor. Agitação. São dias de muita música, dança, celebração e agradecimento.

No dia 29 de junho (dia de São Pedro) ou no dia 30 (dia de São Marçal) a percussão cessa, o coração do Boi para de bater e ele volta pro curral, onde vai ficar até o próximo ano, quando será “ressuscitado”, batizado novamente em nome de São João e autorizado a sair pra rua de novo pra brincar.

__________________________

(1) Muitos bois são criados como contrapartida por alguma graça alcançada, após uma promessa feita a São João. Nesses casos, é ainda mais importante que o batizado aconteça no dia 24 de junho.

(2) Como é chamada a sede dos grupos de Bois no Maranhão.

162706_0890predio mais reto
162406_0576trat
Boi_Maanhao_162306_0076trat
162906_2557trat
162506_2072sem grade

Enfeitar a casa, a rua, a cidade para a festa de São João é uma tradição no Maranhão. Os altares super colorido homenageiam mais do que um único santo, são uma verdadeira mostra da fé e da devoção multidirecionada do povo brasileiro.

Em todo canto cabe um altarzinho. Em cada altar cabem mais uns santinhos e mais uns enfeites e mais uma vela e mais umas flores!

São Paulo - Brasil