Ensaio "Corpus Christi"

 

O sangue de Jesus se metamorfoseou em vinho; seu corpo, em pão.

O dia de Corpus Christi é o único do ano em que Jesus, por meio da Eucaristia, sai das igrejas e vai para as ruas, caminhar pela cidade junto a Seus seguidores.

Para celebrar o fato e para alegrar o caminho por onde passará o Senhor, lindos tapetes ornamentados são montados nas ruas da cidade. Com cuidado e capricho, desenhos religiosos (e outros prosaicos) vão sendo elaborados pela comunidade a partir de diversos materiais como serragem e pó de vidro coloridos. Os seguidores de Cristo se revelam artistas.

A cidade se transforma em palco de uma colorida celebração. As ruas, em telas de pintura.

Todas as figuras representadas nos tapetes nas ruas são importantes. Todos os detalhes de cada desenho são importantes. Todas as pessoas envolvidas são importantes: mais do que produzir uma arte de rua, elas estão reafirmando a sua fé na Sagrada Eucaristia e na presença de Jesus entre os Seus fiéis.

No final do dia, a procissão passa seguindo o Senhor. A presença tácita Dele gera uma grande comoção popular. Vibração, entusiasmo, dedicação, carinho, sentido para a vida.

E a Sua passagem muda tudo: os lindos desenhos dos tapetes se transformam em uma massa colorida incompreensível, as dúvidas se convertem em convicção: Jesus se metamorfoseou em pão e vinho para poder estar sempre junto da Sua gente.

São Paulo - Brasil