top of page

Você sabia que você pode escolher pra onde quer direcionar parte do seu imposto de renda?


Já pensou em investir o dinheiro do imposto gerado pelo seu trabalho em um projeto que você possa acompanhar? Um projeto que leve informações relevantes para crianças e jovens. Um projeto que ajude a resgatar o orgulho de ser brasileiro e, ao mesmo tempo, estimule a curiosidade e o conhecimento sobre a natureza e a cultura brasileira?

Você sabia eu isso é possível? A lei Rouanet é um mecanismo de incentivo fiscal, por meio do qual pessoas físicas e empresas podem apoiar projetos culturais de exibição, utilização e circulação públicas, usando os valores que teriam a pagar de imposto de renda.

Isso quer dizer que (até os limites de valor estabelecidos pela lei) quem de fato paga pelos projetos é o governo (ao abrir mão do imposto que teria direito de receber), mas você tem o direito de escolher em que tipo de atividade gostaria de ver esse valor investido.

Se você faz a declaração de IR de Pessoa física pelo modelo completo, já pode começar a escolher o projeto que gostaria de apoiar!

Você pode destinar até 6% do imposto devido no ano.

Você pode escolher quantos projetos quiser, dentre aqueles pre-selecionados pelo Ministério da Cultura, mas eu quero te apresentar o projeto Natureza em Festa!

Imagem do Projeto Natureza em Festa: à esquerda cavaleiro mouro das Cavalhadas de Pirenópolis e à direita, araras do Cerrado brasileiro

O que é o projeto Natureza em Festa?

Um projeto fotográfico que une as imagens de natureza e vida selvagem de João Marcos Rosa e as fotos das festas populares brasileiras de Andrea Goldschmidt com o objetivo de mostrar a incrível relação visual que existe entre o que as pessoas veem em seu entorno e o que elas criam em suas festas populares.

Um projeto que mostra as diferenças e a identidade típica de cada uma das regiões do Brasil.

Imagem do Projeto Natureza em Festa: à esquerda fiéis na Festa de Iemanjá e à direita, o mar do litoral brasileiro

A quem se destina?

  • A crianças e jovens que estudam em escolas públicas municipais (CEUs) da cidade de São Paulo.

  • A professores de ensino fundamental e médio que queiram desenvolver atividades diferentes que usem a arte como base para a discussão de vários assuntos relevantes e atuais.

Imagem do Projeto Natureza em Festa: à esquerda detalhe da indumentária do Maracatu Rural e à direita, areias de dunas do litoral brasileiro

De que é composto?

  • Uma exposição fotográfica dom 36 imagens acompanhada de textos explicativos sobre os biomas e sobre as festas populares que ilustram

  • Um livro com imagens conteúdos complementares

  • Uma plataforma multimídia com informaçoes complementares e espaços para trocas de informações entre docentes

  • Palestras explicativas e motivacionais

Imagem do Projeto Natureza em Festa: à esquerda detalhes da indumentária da marujada (bateria do Boi Caprichoso de Parintins) e à direita, vitórias régias na Amazônia brasileira

Por que apoiar o projeto Natureza em Festa?

O Natureza em Festa é um projeto super consistente, que possibilita uma gama gigantesca de desdobramentos e ajuda professores de escolas públicas a trabalharem com vários temas muito atuais e de grande relevância como preservação ambiental, patrimônio cultural, identidade, diversidade e orgulho de ser brasileiro.

Também permite que sejam desenvolvidos conteúdos para diversas disciplinas curriculares diferentes como história, geografia, língua portuguesa, educação física e artes.

Além de disponibilizarmos as imagens que podem ser a base desses trabalhos acadêmicos, o projeto visa criar uma plataforma digital, por meio da qual os professores poderão trocar ideias de atividades, ampliando o potencial de aplicação desses conteúdos e, ao mesmo tempo, funcionando como uma ferramenta da reconhecimento para aqueles que mais se empenharem em disseminar os conteúdos de forma inovadora e criativa.

Quer saber como participar? Entre em contato com a gente pra explicarmos o passo a passo. É super simples!

Mas atenção: o prazo final para participar é 28 de dezembro de 2017

Imagem do Projeto Natureza em Festa: à esquerda Cunhã Poranga do Boi Garantido de Parintins e à direita, orquídea da Amazônia brasileira

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page