Ensaio "Procissões de Quaresma"

 

40 dias de introspecção e de orações. 40 dias caminhando em procissão pelas ruas e orando, assim como Jesus vagou e orou pelo deserto.

40 dias de provações e de jejum. 40 dias desafiando o próprio corpo, provando a si mesmo a capacidade de resistir às tentações do mundo, assim como Jesus resistiu às tentações do Diabo.

40 dias de introspecção, de autoavaliação, de arrependimento pelos erros cometidos e de compromisso em fazer melhor no próximo ano. 40 dias se preparando para uma nova vida, assim como Jesus passou os 40 dias antes de sua morte em nome de uma nova vida para o seu povo.

Em cidades de forte tradição católica como Tiradentes, em Minas Gerais, participar de missas e procissões diárias é a forma de demonstrar publicamente esse compromisso com a mudança de sua própria vida.

A escuridão da noite realça a luz interna que se acende em cada fiel. O silêncio da noite realça as vozes internas que devem ser ouvidas.

Um mergulho introspectivo. Uma promessa pública de mudança. Assim é a Quaresma: um período em que os católicos, seguindo o exemplo de Jesus, preparam-se para viver da maneira determinada por Deus e acessam seu próprio poder de transformação pessoal.

São Paulo - Brasil