SINTA-SE LÁ
Na casa da Dona Amélia o clima é de festa: a casa toda arrumada, o cheiro gostoso da comida sendo preparada no fogão à lenha, um lindo e gigantesco presépio montado na varanda. Tudo preparado com muito carinho para receber os amigos, os parentes e o grupo da Folia de Reis!
Na cultura católica, o Natal é uma época de acolhimento, de encontros, de comunhão, de intimidade. De abrir sua casa para receber os amigos. De presentear. De ser presenteado.
E que presente maior pode haver do que receber a Folia de Reis que, com a simplicidade do caipira, vem, todos os anos, de casa em casa, cantar e recontar a história do nascimento de Jesus e a visita dos 3 Reis Magos?
Os foliões chegam em bando, pedem licença em versos, entregam a bandeira à dona da casa e cantam. Fazem louvores. Contam as histórias bíblicas e fazem graça com as histórias terrenas que envolvem os moradores daquela residência. Declamam versinhos de improviso e repetem ladainhas muito antigas. Trazem para a casa das pessoas a alegria que o nascimento de seu líder espiritual inspira, presenteando os donos da casa com um momento único que será lembrado o ano todo.
NUM MINUTO
FOTOS
O presépio é o centro das atenções desta festa tão tradicional na zona rural de São Paulo e Minas Gerais já que é em frente a ele que as companhias de Folia de Reis louvam a Baltazar, Belchior e Gaspar. Na casa da dona Maria, o presépio foi enfeitado com as figuras bíblicas tradicionais, vários anjos e alguns bibelôs que ela tinha em casa.
Assim como Jesus recebeu presentes dos Reis Magos, os foliões recebem donativos, se alimentam com a comida simples e saborosa que os donos das casas visitadas preparam, agradecem por tudo e vão-se embora, visitar uma outra família, onde começa tudo outra vez!
São 6 dias de festa. Seis dias visitando as sagradas famílias aqui da terra. Seis dias conhecendo as casas, as pessoas, as histórias e os presépios montados com esmero para recebe-los – aos cantores, aos Santos Reis e, claro, ao menino Jesus.
Muitas histórias de milagres são atribuídas aos Santos Reis. Em cada pouso, uma nova narrativa. Todas parecidas. Todas únicas.
Em todos os lares, a alegria do encontro: com a companhia, com os vizinhos, com os Santos Reis, com Deus.
MÚSICA TÍPICA
SABORES
Doce de leite, doce de cidra, doce de mamão, doce de raiz de jaracatiá... Em Santo Antônio da Alegria, o presente dos Santos Reis são os doces – produzidos durante todo o ano e distribuídos gratuitamente para todos os amigos e visitantes no dia 06 de janeiro.
SAIBA
MAIS
Jacque Falcheti - musicista e pesquisadora de Folia de Reis
APROFUNDANDO
Detetives do Passado: Os 3 Reis Magos
BASTIDORES
Quem vive as festas tem sempre
umas experiências curiosas...