top of page

Curiosidades sobre as Procissões dos Penitentes durante a Semana Santa



  1. Durante a celebrações de Semana Santa, muitos grupos de penitentes se reúnem e saem em procissão pelo Brasil afora orando pelas almas daqueles que estão no Purgatório.

  2. Segundo a doutrina católica, mesmo para aqueles que morreram fieis aos mandamentos de Deus, geralmente precisam de alguma purificação antes da entrada definitiva no Céu. É no Purgatório que as almas pagam qualquer dívida que ainda tenham com Deus e obtém a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.

  3. O destino dos que estão no Purgatório pode ser afetado pelas ações e pela intercessão dos vivos, e é por isso que os penitentes caminham pelas ruas de várias cidades do Brasil e, especialmente durante a Semana Santa, oram pelas almas dos mortos.

  4. Os penitentes costumam usar túnicas longas e capuzes que cobrem seus rostos, dando um ar às vezes estanho à procissão. Mas, para Deus, os rostos dos penitentes não precisam ser vistos: eles são almas rezando por outras almas.

  5. Atualmente no Brasil estas procissões acontecem na noite da Sexta-feira Santa (começando às zero hora do sábado, na verdade).

  6. O percurso realizado geralmente visita vários templos do município e termina no cemitério.

  7. Em cada Igreja visitada é feita uma pausa para adoração e os penitentes e as pessoa que acompanham o grupo rezam.

  8. Pelo momento em que esta procissão acontece, ela parece retratar, de algum modo, o percurso de Cristo até o Calvário.

  9. Toda esta tradição vem, provavelmente, de uma procissão chamada Endoenças que acontecia em Portugal, na Quinta-feira Santa, desde a Idade Média, com homens e mulheres se autoflagelando, com cordas e objetos de ferro, confessando seus pecados em voz alta.

  10. Por causa dos abusos praticados, a procissão das Endoenças foi abolida pelo Papa Clemente VI no século XIV;

Você conhece outras curiosidades sobre as procissões da Semana Santa? Compartilha com a gente nos comentários!







623 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page