top of page

A cultura brasileira que pouco conhecemos


Sou brasileira, meus pais são brasileiros, 3 dos meus 4 avós são brasileiros, ainda assim, depois de adulta, um belo dia reparei que sabia muito pouco sobre a cultura popular do meu país.

Com exceção de uns bailinhos de Carnaval de que participei no clube e de algumas danças de quadrilha de festa junina promovidas pela escola quando eu era criança, nunca tinha ido a uma festa popular.

Sabe estas festas de rua, que juntam um monte de gente? Onde se vendem comidas típicas? Onde se tocam músicas específicas, se dançam ritmos locais e todo mundo usa algum tipo de fantasia tradicional da festa?

Barraca de jogos no Festival do Folclore de Olímpia

O curioso é que só me dei conta disso um dia que estava participando de uma festa deste tipo em Cusco, no Peru.

Anjos na Semana Santa em Ouro Preto

Era abril de 2014, eu tinha acabado de decidir virar fotógrafa e estava num workshop (que por acaso envolvia fotografar as celebrações da Semana Santa) quando me deu o clique: como pode uma pessoa conhecer coisas tão específicas de uma cultura estrangeira e não conhecer o seu equivalente da cultura local? Eu estava fotografando uma festa de Semana Santa no Peru, mas nunca havia estado em uma festa de Semana Santa no Brasil!

Imediatamente me deu vontade de conhecer de perto as festas brasileiras. Decidi que ia fazer uma lista das festas existentes e viajar para registrar cada uma delas!

Devo confessar que não fazia ideia que existiam tantas!

Claro que em um país tão grande, com uma cultura tão diversificada, era de se esperar que houvesse também uma diversidade enorme de formas de celebrar, mas acho que eu nunca tinha parado para pensar sobre isso!

A minha lista foi ficando enorme... resolvi que, a partir de 2015, ia visitar e registrar uma festa por mês. Esta tem sido a minha maratona dos últimos anos!

Índios Pankararu em ritual em homenagem ao Padre Cícero na festa de finados em Juazeiro do Norte

Da minha lista original, já conheci e fotografei quase tudo, mas cada vez que vou a um lugar e começo a conversar com as pessoas, descubro que há outras festas menos conhecidas (mas não menos interessantes) que seria bacana conhecer também.

Desde que comecei este projeto, noto que muitos dos meus amigos estão curtindo estas viagens comigo. Eles não viajam comigo, mas "viajam" por meio das minhas fotos e dos meus relatos. Estão descobrindo, junto comigo, coisas curiosas sobre as tradições de cada um dos cantos deste país imenso.

Quer viajar comigo? Assine a newsletter, curta a página do Facebook ou do Instagram e seja atualizado com novidades a cada nova viagem, a cada novo destino, a cada novo mistério que venho aprendendo sobre a nossa cultura popular!

147 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page