• Andrea Goldschmidt

Quer conhecer quem faz a festa acontecer?

Desde que eu comecei a fotografar as festas populares brasileiras, uma curiosidade que eu sempre tinha era saber mais sobre a vida e as motivações das pessoas que fazem cada uma dessas festas acontecer.


É tanto trabalho envolvido: o que faz uma pessoa dedicar tanto do seu tempo pra isso? Será a fé, a socialização, o orgulho pela realização, a vontade de manter viva uma tradição, ou simplesmente pela diversão?


A Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga foi a primeira festa em que tive a oportunidade de conversar com essas pessoas, de perguntar diretamente o que fazem, o que sentem, o que as desafia.


Essas entrevistas foram transformadoras pra mim, pra maneira como eu enxergo agora as festas populares brasileiras, e, por isso, achei que seria bacana aproximar os visitantes da exposição virtual “Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) dos principais protagonistas da festa e de algumas pessoas que pesquisam profundamente temas relacionados com ela.


Assim, a nossa produtora Vandreza Freiria e eu programamos uma agenda com oito lives, que vão acontecer na página do “Caminhos do Divino”, no Facebook: de 11 de julho a 29 de agosto, sempre às 10h de sábado.


Live "Tradições culturais: a importância da Festa na vida das pessoas e da cidade"

Na estreia dia 11/07, vamos conversar com a antropóloga Denise Pimenta e o secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos, sobre “Tradições culturais: a importância da festa na vida das pessoas e da cidade”.



Live "A Folia e a Festa do Divino"


No dia 18/07, o bate-papo vai ser sobre “A folia e a festa do Divino” com o casal de festeiros 2020/2021, Luís Cláudio Saad Cunha (Pé de Galo) e Suelen Bonafé, e o mestre de folia José Roberto Landim.


Brincadeiras no Pouso do Divino

No dia 25/07, uma live com menos papo e mais ação: o músico Amarildo Pereira Marcos vai fazer uma performance, cantando e tocando as músicas típicas das “Brincadeiras no pouso do Divino” e vai nos explicar as origens de cada uma dessas tradições.


Origens e histórias religiosas da Festa


Na semana seguinte, no dia 01/08, a teóloga Márcia Molinari Bertolino e os devotos Ana Maria e Pedro Moradei vão conversar com a gente sobre as “Origens e histórias religiosas da festa”, uma oportunidade pra esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.


Live "Os Reis do Congo e o Império do Divino"

No dia 08/08 o papo vai ser sobre os “Reis do Congo e Império do Divino”, com a produtora cultural Marinilda Boulay que tem um trabalho super bacana de resgate das tradições de Congadas na região de Socorro, no interior de SP e que todos os anos leva um grupo de Congada para participar da festa do Divino de São Luiz do Paraitinga.


Origens e histórias culturais da Festa

No dia 15/08, o historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos vai conversar com a gente sobre as “Origens e histórias culturais da festa”, tema de sua dissertação de mestrado e de sua prática de vida desde a infância.


Live "As histórias por trás das Cavalhadas"

No dia 22/08, a historiadora Esther Rapoport vai contar as interessantes “Histórias por trás das Cavalhadas”, uma encenação teatral típica da festa do Divino, que tem origem em uma lenda medieval que distorce um pouquinho os fatos históricos...



Live "Caminhos do Divino, histórias e resultados"

E, finalmente, no dia 29/08, fechamos o ciclo de lives com um bate papo em que vamos fazer uma avaliação de toda essa experiência.



As lives darão voz às pessoas que pesquisam o tema e que fazem a festa acontecer e vão resgatar a origem da festa, dos símbolos e das atividades. Também vão ser uma maneira de aprofundar o diálogo e o conhecimento sobre temas específicos e relevantes da festa, uma oportunidade de trocar ideias, ao vivo, com os especialistas convidados sobre os temas que você já encontrou na visitação virtual.

Então, anota as datas aí na sua agenda! Ou segue a gente no Facebook (Caminhos do Divino) e no Instagram (@caminhosdodivino) pra ser notificado dos próximos eventos!


E se você já tiver perguntas pra algum desses especialistas, manda pra gente!


0 visualização

São Paulo - Brasil