top of page

Esse ano não vai ter Festa?

Foi muito triste ouvir que a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga tinha sido cancelada.


Eu sei que esse ano todas as festas populares estão suspensas por causa da crise do novo Corona vírus que a gente vem vivendo, mas o cancelamento dessa festa particularmente me doeu demais.


A minha paixão pela Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga foi construída ao longo dos últimos 5 anos: o que começou como uma mera curiosidade, com o deslumbramento pelas belezas e pela diversidade dessa festa tradicional paulista (que fotografei todos os anos desde que comecei esse projeto em 2015), foi se aprofundando ano após ano, nos meus tantos retornos à cidade, fosse para a festa ou nas tantas outras vezes em que fui pra lá para conhecer melhor as atividades de planejamento e as pessoas que fazem a festa acontecer.


As fotografias, evoluíram para vídeos e imagens 360 graus. Um pequeno ensaio no site das festas brasileiras (https://www.festasbrasileiras.com.br/festa-do-divino) evoluiu para o projeto “Caminhos do Divino”, que foi premiado pelo edital do ProaC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.


Com o prêmio, o plano era levar para a cidade, durante os dias da festa de 2020, uma exposição multimídia, com uso de tecnologias de ponta como realidade virtual e realidade aumentada.

Só que esse ano não teve festa...


Algumas celebrações religiosas foram mantidas, de forma adaptada, mas aquela festa grandiosa, que a gente está acostumado a ver, esse ano não aconteceu. E a exposição, que a gente planejou e produziu com tanto cuidado e tanto carinho, também teve que ser cancelada.

Mas a maravilha desse mundo digital em que vivemos é que, com algumas adaptações, a exposição, que era presencial, se transformou numa exposição virtual, mantendo o foco na interatividade e na tecnologia, e todo mundo vai poder reviver as emoções dessa festa, em segurança, sem sair de casa, por meio de uma plataforma web.


A partir de hoje, você pode acessar a exposição virtual interativa “Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) pelo seu computador, celular ou tablet. O conteúdo foi organizado de maneira que cada visitante poderá escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos da festa que mais o interessam e, com isso, cada visita será um passeio virtual único.


A página principal desse webdocumentário ilustra um mapa da cidade de São Luiz do Paraitinga, com ícones que representam oito diferentes áreas de visitação: a Igreja, o Império (que é a casa do Divino durante os dias da festa), o Afogado (comida típica da festa), a Cavalhada, a Congada, a Praça (onde acontecem shows e várias atividades), a Procissão de Pentecostes (que é o ponto alto da parte religiosa da festa) e a Folia (que acontece durante o ano todo, como preparação para a festa do ano seguinte).

Em cada um desses lugares, diferentes tipos de mídia são disponibilizadas para ampliar a sensação de uma experiência personalizada: cada pessoa vai poder explorar o conteúdo acessando informações no formato que mais a agradar. E você ainda vai encontrar algumas surpresas nesse caminho de descobertas...

Conforme você navega pelo webdocumentário, (que é composto por 77 vídeo-depoimentos, 16 textos ilustrados, 8 fotografias 360 graus, 13 galerias de fotos e 34 músicas típicas da festa) o programa identifica qual é o seu perfil de interesse e você vai ganhando selos que mostram a profundidade das suas escolhas nas perspectivas da , do Conhecimento e do Turismo.

Por cada lugar onde você passar durante a navegação, você também vai ganhar cartões postais de presente. Eles podem ser compartilhados por meio das mídias sociais ou enviados, do próprio site, para os seus amigos e familiares.

Vai faltar, é claro, a emoção de estar em São Luiz do Paraitinga, uma cidade histórica linda que merece ser visitada, mas estou confiante de que você vai se divertir e se emocionar nessa experiência virtual da festa. E quem sabe você não se motiva pra conhecer ao vivo esta festa em 2021?


Agora entra lá www.caminhosdodivino.com.br e depois me conta o que achou!

E aproveita pra seguir a gente no Facebook (Caminhos do Divino) e no Instagram (@caminhosdodivino) pra ser notificado sempre que a gente postar algum conteúdo novo!



26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page