Uma moça vestida de anjo participa da procissão de Páscoa na Semana Santa em Ouro Preto (MG). Ela está de costas para a imagem. Partes das suas duas asas fazem uma espécie de moldura para a personagem que está de costas, com o cabelo preso num coque, arrumando com a mão esquerda a coroa de flores artificiais que leva na cabeça.

SEMANA SANTA

 

SINTA-SE LÁ

Sexta Feira Santa. Jesus morreu. Escuridão, desalento, consternação, um enorme pesar toma conta do ambiente. Dor e sofrimento. O som de lamúrias fúnebres invade as ladeiras de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. Os fieis anseiam por uma luz.

3 dias depois, no Domingo de Páscoa. O corpo físico de Jesus desaparece do túmulo. Seu espírito ressurge para os cristãos. É o enigma e o milagre da Ressureição.

A luz volta a brilhar. Júbilo, um sentimento de satisfação, de felicidade. O contentamento toma conta da cidade. As ruas são enfeitadas com tapetes de serragem. Pessoas vestidas de anjos e outras figuras bíblicas caminham em procissão. A banda toca uma música alegre. Os fiéis voltam para suas casas com os corações leves, revigorados pela energia positiva da fé.

FOTOS Semana Santa

 

Pureza. Mistério. Um certo clima etéreo. Uma presença sugerida, sentida.

Sempre imaginados com longas túnicas de cores claras e asas voltadas para o céu, os anjos são os assistentes de Deus, seres de luz e de grande pureza. São também Seus mensageiros, guardiães, executores de Sua lei e protetores dos escolhidos. São seres puramente espirituais, criados do nada, no alvorecer da criação.

Vagam silenciosos junto aos seguidores de Cristo depois da Sua morte, na noite da Sexta-feira Santa. Buscam, na escuridão, a luz do mundo, a luz do filho de Deus. Não a encontram.

3 dias depois, no Domingo de Páscoa, o enigma da Ressureição. O corpo físico de Jesus desaparece do túmulo. Seu espírito ressurge para os cristãos.

Mais uma vez, os anjos misturam-se à multidão. Eles caminham lado a lado com os homens, agora para celebrar o mistério da vida após a morte. Erguem suas asas nas alturas, simbolizando o poder criador de Deus e a maneira como Ele cobre e protege todas as coisas que criou na terra. 

Tudo é celebração: toalhas brancas rendadas são colocadas nas janelas, tapetes de flores enfeitam os caminhos, renasce a esperança de uma boa vida após a morte, ao lado de Deus, seu criador.

FOTOS Anjos

 

ONDE FICA?

Ouro Preto (MG)