Curiosidades sobre as celebrações da Semana Santa


A Semana Santa é celebrada em muitas regiões do Brasil. Ela é uma festa tradicional católica e é uma espécie de vivência dos mistérios de Cristo pelo rito romano.

A celebração popular da Semana Santa comemora essencialmente o "tríduo pascal" que é composto pela Paixão-Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor e é celebrado por meio de procissões ao ar livre. São 3 as procissões principais:

1) Procissão do Encontro - quando são revividos os Passos da Paixão e valorizados o encontro entre Deus e a humanidade (depois do desencontro por causa do pecado). O encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário representa o encontro da humanidade com seu Deus, encontro que passa pelo mistério da cruz. Esta procissão é realizada em diferentes datas em cada cidade, sendo o mais tradicional que ela aconteça no Domingo de Ramos, na Terça ou na Quarta-feira da Semana Santa.

2) A Sepultura do Senhor é celebrada pelo rito do Descendimento da Cruz, com a pregação, a Procissão do Senhor morto e o sermão da Soledade.

3) A Procissão do Senhor ressuscitado é realizada, em geral, após a Missa da Vigília, no domingo de Páscoa e é uma procissão alegre. Para os fiéis, esse é o momento de reafirma que Jesus está vivo e presente na Igreja, por meio do mistério da Eucaristia. Geralmente, depois da procissão, as famílias se reunem para um almoço comemorativo.


Em Ouro Preto (MG), na madrugada entre o Sábado e o Domingo de Páscoa são confeccionados tapetes devocionais com serragem por onde passará a procissão que festeja o triunfo de Jesus Cristo sobre a morte.

Uma outra característica impar da festa em Ouro Preto é que a organização das celebrações da Semana Santa é feita de forma alternada entre a paróquia de São Francisco de Assis (anos ímpares) e a paróquia Nossa Senhora do Pilar (anos pares).


Na cidade de Goiás (GO), além das 3 procissões mais tradicionais, é realizada, desde 1960, a procissão do Fogaréu, uma encenação da perseguiçao de Jesus pela Guarda romana antes de sua crucificação.



Para SABER MAIS sobre as celebrações da Semana Santa em Ouro Preto clique aqui.


Para SABER MAIS sobre a Festa do Fogaréu da cidade de Goiás clique aqui.



#SemanaSanta #OuroPreto #MinasGerais #Goias #Fé #Páscoa #Festapopular #Festabrasileira #Cultura #Folclore #Procissão #patrimoniocultural #patrimonioimaterial #culturapopular

85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo