top of page

Curiosidades sobre as celebrações da Semana Santa


A Semana Santa é celebrada em muitas regiões do Brasil. Ela é uma festa tradicional católica e é uma espécie de vivência dos mistérios de Cristo pelo rito romano.

A celebração popular da Semana Santa comemora essencialmente o "tríduo pascal" que é composto pela Paixão-Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor e é celebrado por meio de procissões ao ar livre. São 3 as procissões principais:

1) Procissão do Encontro - quando são revividos os Passos da Paixão e valorizados o encontro entre Deus e a humanidade (depois do desencontro por causa do pecado). O encontro de Jesus com sua Santíssima Mãe no caminho do Calvário representa o encontro da humanidade com seu Deus, encontro que passa pelo mistério da cruz. Esta procissão é realizada em diferentes datas em cada cidade, sendo o mais tradicional que ela aconteça no Domingo de Ramos, na Terça ou na Quarta-feira da Semana Santa.

2) A Sepultura do Senhor é celebrada pelo rito do Descendimento da Cruz, com a pregação, a Procissão do Senhor morto e o sermão da Soledade.

3) A Procissão do Senhor ressuscitado é realizada, em geral, após a Missa da Vigília, no domingo de Páscoa e é uma procissão alegre. Para os fiéis, esse é o momento de reafirma que Jesus está vivo e presente na Igreja, por meio do mistério da Eucaristia. Geralmente, depois da procissão, as famílias se reunem para um almoço comemorativo.


Em Ouro Preto (MG), na madrugada entre o Sábado e o Domingo de Páscoa são confeccionados tapetes devocionais com serragem por onde passará a procissão que festeja o triunfo de Jesus Cristo sobre a morte.

Uma outra característica impar da festa em Ouro Preto é que a organização das celebrações da Semana Santa é feita de forma alternada entre a paróquia de São Francisco de Assis (anos ímpares) e a paróquia Nossa Senhora do Pilar (anos pares).


Na cidade de Goiás (GO), além das 3 procissões mais tradicionais, é realizada, desde 1960, a procissão do Fogaréu, uma encenação da perseguiçao de Jesus pela Guarda romana antes de sua crucificação.






293 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page