Curiosidades sobre Iemanjá


Estátua de Iemanjá durante cerimônia em sua homenagem na Praia Grande, litoral de São Paulo
  1. Iemanjá, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” que significa algo como “Mãe cujos filhos são peixes”.

  2. Seus domínios são as águas de todos os lugares, porém, sua atuação maior é sobre os mares e oceanos. Como o mar geralmente devolve tudo o que é jogado nele, é comum associar Iemanjá a pedidos de ajuda em problemas de retorno urgente. Acredita-se que se você pedir algo que "estiver ao alcance dela e no seu merecimento, você vai alcancar".

  3. No sincretismo católico é reconhecida como Nossa Senhora, e é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias; dos Navegantes e/ou da Conceição - daí as diferentes datas em que festas em sua homenagem acontecem por todo o país. Sua festa acontece no dia 02 de fevereiro na BA (porque é dia de Nossa Senhora das Candeias) e no RS (onde é o dia de Nossa Senhora dos Navegantes). No litoral de São Paulo, o sincretismo é com Nossa Senhora da Conceição que se festeja no dia 08 de dezembro.

  4. Iemanjá é conhecida por muitos nomes diferentes: ela é a Rainha do Mar, sereia, mãe-d’água, Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá, Mucunã, Dandalunda e Marabô.

  5. Iemanjá é tida como mãe de quase todos os Orixás, segundo os mitos oriundos do Candomblé, da Umbanda e de outras religiões de matriz africana, por isso é também muito associada à familia e à fecundidade.

  6. Iemanjá recebe com alegria os presentes daqueles a quem faz favores, portanto, se quiser fazer oferendas ao orixá, recomenda-se tudo o que for diretamente ligado à mulher e à beleza como talcos, perfumes, sabonete, batons, pentes e flores, que são oferendas bastante comuns nas obrigações à Iemanjá. As principais oferendas alimentares feitas em seu nome são de arroz e milho branco e os animais sacrificados são cobra e peixe.

  7. Seus filhos usam contas de vidro transparente e se vestem de azul claro e branco.

  8. A cor de Iemanjá é o azul claro.

  9. Seu dia da semana é o sábado.

  10. Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.

Você conhece outras curiosidades sobre Iemanjá? Divide com a gente nos comentários!


Para saber mais sobre a Festa de Iemanjá, clique aqui




#Iemanjá #Fé #Festabrasileira #Festapopular #Cultura #Candomblé #PraiaGrande #SãoPaulo #Umbanda #Devoção #Religiãodematrizafricana #FestadeIemanjá #Festasbrasileiras #FestasPopulares #patrimoniocultural #patrimonioimaterial

156 visualizações

Posts recentes

Ver tudo