top of page

O delicioso frevo do Carnaval de Olinda


O Carnaval é uma festa que dura de 3 a 5 dias e acontece sempre 40 dias antes da Páscoa. A palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne" já que o Carnaval é celebrado no período imediatamente anterior ao início da Quaresma (celebrada pela Igreja Católica), quando os fiéis devem preservar quarenta dias de jejum, com abstinência de carne.

A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra que eram organizados no início da Primavera (do continente europeu), mas com o aumento da importância do Cristianismo, o Carnaval perdeu este caráter simbólico e místico e passou a ser um período de festas que antecede um período de grandes privações.

Bailes de máscaras foram criados na França, no século XVII e rapidamente ficaram populares em outros países europeus. Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza). O carnaval chegou ao Brasil a partir das festas que ocorriam na Europa. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro. No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias, depois, passaram a ser realizadas em clubes, onde eram tocadas marchas, sambas e frevos preparados para os festejos.

O período do Carnaval muitas vezes é caracterizado pela inversão das normas aceitas pelo sociedade, sendo que alguns comportamentos são tolerados só durante esta época festiva.

Em Olinda, os bonecos gigantes e animados blocos de frevo desfilam pelas ladeiras da cidade.

73 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page