top of page

Lavagem do Bonfim


A Lavagem do Bonfim é uma festa sincrética que celebra Nosso Senhor do Bonfim e, ao mesmo tempo, reproduz a saga de Oxalá ao reino de Oyó (leia mais sobre a lenda clicando aqui).

Baianas em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia no dia da Lavagem do Bonfim em Salvador

As principais figuras da festa são as baianas. Vestidas de branco, saem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e, junto com uma multidão de fiéis caminham em procissão até a Basílica do Senhor do Bonfim - assim como Oxalá caminhou até Oyó para visitar seu filho Xangô.

A festa acontece sempre na 2ª quinta feira do ano e apesar de que esse dia não é feriado em Salvador, é comum que as pessoas tirem o dia de folga. Mais de 1 milhão de pessoas participam do evento que é um misto de reverência ao santo e inauguração dos festejos de Carnaval.

Imagem de Jesus e de Iemanjá em altar de rua na Lavagem do Senhor do Bonfim em Salvador

Pais e mães de santo benzem os fieis ao longo do caminho: cerca de 7 km percorridos em pouco mais de 4 horas. Uma mistura exótica de fé católica e africana, com santos e orixás misturados nos mesmos altares.


Na chegada à Basílica, a tradicional lavagem das escadarias e os banhos de água de cheiro que perfumam o ar e refrescam os corpos.


Enquanto isso, os fiéis amarram coloridas fitas do Bonfim nas grades da Basílica que ficam totalmente recobertas por essas graciosas fitas coloridas. Milhares, talvez milhões, de desejos ali representados já que, para cada fita, o fiel pode fazer 3 pedidos!



Fiéis amarram fitas do Senhor do Bonfim na grade da Basílica no dia da Lavagem do Bonfim em Salvador

São muitos fiéis.

São muitas fitas.

São muitos desejos.








165 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page