• Andrea Goldschmidt

Sem medo de encarar novos desafios pessoais e profissionais


Depois de 25 anos trabalhando como executiva, a administradora de empresas Andrea Goldschmidt, resolveu dar uma guinada na vida: fechou a empresa de consultoria da qual era sócia, inscreveu-se em um curso de fotografia e, desde 2014, viaja pelo Brasil para conhecer e fotografar as incríveis festas populares brasileiras.

“O que mais me atraiu neste projeto foi poder conhecer de perto a riquíssima cultura popular brasileira. E quanto mais eu viajo e conheço, mais impressionada eu fico. Há festas o ano todo e maneiras incrivelmente diferentes de celebrar as mesmas datas de norte a sul do país”, diz Andrea Goldschmidt.

Além de captar lindas imagens, a fotógrafa vem se dedicando a pesquisar as raízes destes eventos. “Meu objetivo é ajudar a divulgar a riqueza cultural brasileiras e acredito que, para atrair o interesse das pessoas, é necessário que elas entendam o que torna aquele evento especial”. Sendo assim, poder associar as imagens a textos informativos interessantes é o desafio que a fotógrafa vem se impondo nestes últimos anos.

“Tive que começar a estudar antropologia e sociologia. Li um monte de teses e artigos de pesquisadores locais. Tive que encarar o desafio de viajar sozinha para lugares de onde nunca tinha ouvido falar. Além de aprender a fotografar, tive que aprender a fazer edição e tratamento de imagens. É preciso coragem para fazer uma mudança tão radical de carreira e até de vida, mas a felicidade de aprender tantas coisas novas e de poder me dedicar a algo que realmente me encanta compensa todas as inseguranças” diz Andrea.

Nestes últimos 3 anos a fotógrafa registrou 24 festas populares diferentes, realizadas em 9 Estados brasileiros. Ela diz que a lista de tudo o que ainda quer conhecer e fotografar é imensa e, portanto, este é um projeto ao qual ainda deve se dedicar por muitos anos.

O próximo grande desafio será compartilhar tantas imagens e histórias interessantes que acumulou neste período.

#Desafios #Cultura #Festabrasileira #Festapopular #Folclore #Fotografia #AndreaGoldschmidt #Festasbrasileiras #FestasPopulares

0 visualização

São Paulo - Brasil