top of page

Uma batalha medieval representada anualmente no interior de Goiás


As tradicionais cavalhadas de Pirenópolis são uma encenação que acontece anualmente, desde 1826, durante a Festa do Divino, em que 12 cavaleiros cristãos (vestidos de azul), enfrentam 12 cavaleiros mouros (vestidos de vermelho) e, durante 3 dias, fazem apresentações que remetem à Batalha de Roncesvalles que aconteceu em 778 d.C., quando, segundo a lenda, os cristãos, liderados por Carlos Magno derrotaram os sarracenos que foram finalmente convertidos ao catolicismo.

Em Pirenópolis, o que atrai os turistas e a população, além das Cavalhadas, é claro, são os interessantíssimos mascarados que se apresentam durante os intervalos do evento principal. São 3 as fantasias tradicionais (de boi, de homem e de onça). Os mascarados cobrem todo o corpo (inclusive os corpos dos cavalos), geralmente com chita e flores de papel crepom, além da máscara de papel maché. O objetivo é não serem reconhecidos e, diz-se, que esta tradição começou com os escravos que queriam participar da festa, mas não eram autorizados a ser cavaleiros.

Infelizmente (na minha opinião), muitos mascarados têm substituído as lindas máscaras de papel machê por máscaras de borracha que parecem fantasias de Halloween.

285 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page