top of page

Tooro Nagashi: homenagem da comunidade japonesa aos antepassados


Na cultura japonesa, existe uma tradição muito importante de culto e reverência aos antepassados - já que é graças a eles que nós estamos vivendo neste mundo. Como existe uma relação muito forte de dívida e gratidão com os pais e com os pais dos pais, ... (que permanece inclusive após a morte), há cerimônias especificas para cultuar os antepassados, como o Tooro Nagashi.

Tooro Nagashi

Tooro significa "lanterna de papel" e Nagashi "levar-se pelo vento", o que já explica bastante bem as atividades centrais deste evento, quando os participantes soltam barquinhos (Tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos, no rio ou no mar, para homenagear as almas dos antepassados. Ao soltar os tooros, os participantes da cerimônia iluminam o caminho dos espíritos e fazem pedidos de paz. A escuridão das águas reflete as luzes coloridas dos barquinhos levando suas almas.

O Tooro Nagashi é um evento bastante tradicional no Japão e chegou ao Brasil pelas mãos de imigrantes japoneses. O evento acontece ao anoitecer do dia de finados: no Japão são 3 dias no mês de agosto e aqui no Brasil, geralmente, na véspera do dia de Finados, em novembro.

O Tooro é geralmente confeccionado utilizando uma chapa de isopor, bambu e papel colorido, mas, em função de questões ecológicas, em alguns lugares substituiu-se o isopor por uma tábua de pino. As cores usadas na confecção dos barquinhos, não têm nenhum significado e são escolhidas apenas por uma questão estética.

Tooro Nagashi

Por volta das 18:00, coincidindo com o por do sol, os Tooros são colocados na água e levados pelo vento, produzindo um espetáculo inesquecível de luzes.










732 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page